Sobral -CE

No ambiente do Bioma Caatinga, a água é riqueza rara e não deve ser utilizada que não seja ao abastecimento humano, animal e produção agrícola Assim podemos utilizar a água proveniente do tratamento de esgotos que seria lançada ainda impura ao manancial, realizando seu polimento por Biofitorestauração e a devolvendo polida para o ambiente.
No exemplo, temos um sistema de Biofitorestauração que se utiliza dos canteiros de praças e avenidas para realizar o polimento de do efluente após ser tratado por uma estação compacta por Lodos Ativados.
O projeto foi concebido e implantado para o tratamento do esgoto produzido por 2.400 habitantes, ou seja, um volume diário de 324m³. Após o tratamento na ETE, o efluente é bombeado para um conjunto de cinco Sistemas de Alagados Construídos Sequenciais de Fluxo Contínuo.
Após esse tratamento secundário nos SACs, o efluente já polido, é encaminhado para uma lagoa de regulação de vazão e de solarização, que tem capacidade de acumular 980m³ de água polida, desta ainda por gravidade, a água polida é encaminhada para uma lagoa de reservação com capacidade de acumular 1.200 m³ de água.
Após a lagoa de reservação, a água polida poderá ter duas destinações, ser encaminhada ao manancial ou ser bombeada para uma outra lagoa com capacidade de reservação de 320m³, na parte mais alta, onde por gravidade pode lançar sua água para irrigação das outras áreas ajardinadas, podendo desta ainda ser utilizada agora como água de reuso para lavagem de ruas, calçadas e outros fins que a legislação permite, inclusive vendida.
Com isso, além de evitar poluir os mananciais, geramos Água de Reuso e proporcionamos jardins floridos, plasticamente belos, doze meses do ano.














