Quem Somos?
A Hidrobotânica Ambiental, empresa que á vinte e cinco anos desenvolve projetos apoiados em Soluções Baseadas na Natureza, ofereçe a oportunidade da abertura de seu Viveiro de Produção de Mudas de Plantas Aquáticas para o público, em conjunto com a realização de treinamento sobre Tratamento de Efluentes com o Uso de Plantas. Neste evento, o “cliente/profissional” poderá vivenciar os conhecimentos adquiridos de forma prática, pois diversos tratamentos práticos serão dimensionados e esmiuçados á fundo.
O Viveiro de Plantas, localiza-se em Área de Soltura e Monitoramento de Fauna em domínio de Mata Atlântica, no Bairro do Engenho, zona rural do município de Miracatú – S.P.; com área total de 20 Ha e com matrizeiro da ordem de cinco milhões de mudas de cento e cinquenta espécies vegetais.
Perguntas á serem Respondidas Durante o Treinamento
– Qual tipo de efluente posso tratar através de Soluções Baseadas na Natureza?
– Quais os métodos de tratamento viáveis para cada realidade?
– Como minorar o efeito danoso das moléculas modernas?
– Como ocorrem os tratamentos?
– Quais resíduos os processos geram?
– Como se comportam os custos de implantação e de operação?
– Como a vegetação e o substrato colaboram para o tratamento de efluentes?
– Quais as espécies vegetais (Macrófitas) mais indicadas para cada caso?
– Como dimensionar a base de um projeto por Solução Baseada na Natureza?
Para Quem?
Técnicos que atuam nas áreas de Projetos e Operação em Saneamento e Meio Ambiente, em organizações do setor público ou privado, como engenheiros, engenheiros ambientais, biólogos, químicos, arquitetos, agrônomos, sanitaristas, projetistas e demais profissionais, bem como estudantes destas áreas profissionais.
Quando?
23 e 24 de Maio de 2019
Quanto Tempo?
Em Dezesseis Horas aula, distribuídas em dois dias.
O Que se Discutirá?
Serão ministradas sete palestras, abordando os módulos químico, biológico e tecnológico do tratamento de meios aquáticos através do uso de Soluções Baseadas na Natureza, com ênfase para a Biofitorestauração de Efluentes e de Corpos Hídricos; sendo elas:
– Definições Básicas Sobre Efluentes, Ambiente e Soluções Baseadas na Natureza – Cristiano Budreckas.
– Aspectos da Bioquímica dos Efluentes + Microorganismos atuantes nos processos de tratamento de efluentes + Processos Biológicos da transformação das Moléculas Nitrogenadas e Fosfatadas – Bióloga Flávia Tavares Colpas.
– Prática – Macrófitas Recomendadas – Morfologia, Fisiologia e Espécie Ideal – Roberto Ferrari e Cristiano Budreckas.
– O Design do Paisagismo Apoiado em Soluções Baseadas na Natureza – Arquiteto paisagista Marcelo Vassalo.
– Projetos e Dimensionamentos de Sistemas para Tratamento de Efluentes – Arquiteto Manoel Brancante Júnior.
– Implantação de Sistemas de Tratamento de Efluentes Através de Soluções baseadas na Natureza – Curador Botânico Roberto Ferrari.
Quem Versará?
- Arq. Urbanista Manoel Brancante Júnior-graduado pela Universidade da Amazônia, em 2015; desenvolve projetos em segmentos da arquitetura na área de urbanismo sob a ótica ambiental; om ênfase na preservação das áreas verdes e na cultura da preservação da água e do tratamento de efluentes com sistemas lastreados em Soluções Baseadas na Natureza, como Sistemas de Alagados Construídos, Sistemas de Alagados Naturais, Sistemas de Alagados Flutuantes e Biovaletas, entre outros.
- Curador Botânico: Roberto Ferrari– Atua desde 1973, na concepção, implantação e manutenção de projetos e manutenção dos parquesindustriais da Pirelli, Ford, Volkswagen e Complexo Rubem Berta, Laboratório Aché, Parque da Água Branca e Parque Ecológico do Tietê, Parque da Juventude em Itatiba – S.P; projetos de vanguarda, como, piscinas biológicas, viveiros de produção de plantas, campos de golfe, gramados esportivos e de cunho ambiental no tratamento de efluentes em todo o Brasil, focando padrões de sustentabilidade. Membro do IBRA/Ipen-USP/SP; CEO da empresa Hidrobotânica Ambiental.
- Engº Agrônomo: Cristiano Budreckas– Fitotecnista, que em 35 anos de profissão, desenvolveu inúmeras atividades relacionadas á recuperação de recursos do ambiente, relativas á solo, flora e meio aquático, além de atividades acadêmicas. Desenvolveu as bases metodológicas para a Agricultura de Cultivo Mínimo e trabalha atualmente no desenvolvimento da Agricultura da Água.
- Bióloga: Flávia Tavares Colpas– Graduada pela UNESP, especialista em Estudos Ambientais (Universidade Autônoma de Barcelona) e em Gestão Ambiental (FIT). Tem experiência como pesquisadora na área de Botânica e como docente junto a cursos técnicos de Meio Ambiente, tendo ministrado diversas palestras e cursos na área ambiental, incluindo Tratamento de Efluentes, Sistema de Gestão Ambiental e Legislação Ambiental pelo SENAC São Paulo. Atuou como bióloga da SABESP, realizando ensaios para atendimento aos padrões de potabilidade da água e lançamento de efluentes e participando de reuniões e projetos técnicos envolvendo alternativas para a disposição do lodo de ETEs. Atualmente trabalha na Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins da Prefeitura de Sorocaba, SP.
Qual o investimento?
– Profissionais e Empresas = R$ 580,00
– Desconto de 10% pra inscrições integrais realizadas até 10/04/2019.
– Desconto de 10% para grupos á partir de três inscrições.
– Pré inscrições por email: cristiano.budreckas@yahoo.com.br
Qual a Quantidade de Gentes?
O treinamento está dimensionado para o máximo de trinta pessoas.
OBSERVAÇÕES EXTREMAMENTE IMPORTANTES
O treinamento ocorrerá em local isolado, em área sem os luxos de uma sala de apresentação normal como; ar condicionado, quadro inteligente, sistema de som Dolby stereo e outros confortos citadinos. Detalhe importante, sinal de telefonia é escasso e quando ocorre, apenas das empresas Vivo e Tim.
O treinamento acontecerá em nosso galpão rústico de expedição das plantas, sendo o ar condicionado, a trepadeira existente no telhado, as árvores do entorno e os lagos que circundam o local; o quadro inteligente, será um quadro negro pintado na parede, onde o giz matiza sua alma com a inteligência do facilitador e o sistema de som fica por conta dos escandalosos Guachos e Saracuras, dos melosos Sabiás e Saíras, interrompidos pela voz do palestrante e pelo crepitar ao mesmo tempo que alegre e sentido das achas de madeira ardendo em brasa, enquanto o almoço e o coffee break são preparados no fogão á lenha que fica ao lado.
A hospedagem pode ser feito no próprio local para aqueles que não se importam em dormir em redes ou sacos sob a luz indireta ou direta da lua (que estará cheia nestes dias) e das estrelas ou sob o tritrilar de grilos e o coaxar de rãs e o bater de sapos martelos, sem contar pios de Corujas e de Urutaus e o piscar de Pirilampos. Logicamente também com o zunido de pernilongos, que muitos são.
Outras opções de hospedagem são um Hotel de Rodovia (Hotel Isejima- atendimento junto ao Posto “O Fazendeiro” – fones 13 38461220 e 13 38421239) distante 15 Km do local do treinamento e outro hotél na cidade de Miracatú; Hotel Ubirajara (fone 13 38472004), distante 25 km do local do treinamento.
Para aquelas pessoas que são alérgicas á picadas, repelentes são recomendáveis, bem como calças compridas e mangas compridas, pois como estaremos em área de Floresta Ombrífila Densa de Encosta Pluvial Atlântica – a popular Mata Atlântica, Borrachudos, Pernilongos e Mutucas entre outros insetos, são habitantes locais. Proteção á cabeça também é importante pois muitas atividades serão desenvolvidas ao sol, bem como bota de proteção , pois estaremos em área onde há ofídeos e que também recebe animais como area de soltura registarda no IBAMA. Vale ressaltar que a assistência médica mais próxima, (Santa Casa), dista 25 kilometros do local do treinamento.
Outra atividade á ser desenvolvida ao ar livre, será ao final das tardes quentes, o mergulho no riacho de águas transparentes que margeiam a propriedade, onde pode-se nadar sem preocupações, bem como beber suas águas, pois essa é a primeiro encontro do riacho com a civilização; assim traje de banho deve compor o kit treinamento.
Máquinas fotográficas ou similares, são equipos de grande necessidade, para registro dos visuais diurnos e noturnos.
Os almoços e coffees break, serão preparados no local em fogão á lenha e fazem parte do pacote do treinamento, exceto para aqueles que tenham dietas especiais ou restrições alimentares á carnes e substancias amiláceas.
Local onde será realizado o treinamento:
